REFORMA DE ESPAÇO QUE ABRIGARÁ PRIMEIRA ILPI DE SÃO LUÍS ENTRA NA FASE FINAL

Espaço será localizado no bairro Olho d'Água e será destinado a pessoas acima de 60 anos que necessitam de cuidados específicos ou estejam com vínculos familiares rompidos; iniciativa reforça ações colocadas em prática pelo prefeito Edivaldo na área de Assistência Social.

No dia 22 de julho ocorrera visita da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís ao imóvel onde funcionará a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos Pública do município de São Luís, execução essa que será em parceria com o Instituto Pobres Servos da Divina Providência- Lar Calábria, através de Termo de Colaboração. O serviço de acolhimento na modalidade ILPI é um acolhimento direcionado às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Todo o acolhimento de residentes obedecerá um fluxo previamente estipulado, não sendo um serviço de tipo "porta aberta".A previsão para inauguração é para início de setembro. Sentimos imenso prazer em sermos instrumentos da Providência para suporte a esse público.

"O nosso principal objetivo com a abertura dessa unidade de longa permanência é ampliar a atenção e o cuidado com os idosos de nosso município, sobretudo os mais vulneráveis. Nesse espaço, vamos garantir que os idosos tenham a assistência necessária e que recebam cuidados de saúde, psicológico, entre outros", destacou o prefeito Edivaldo, que vem realizando importantes investimentos no âmbito da assistência social de São Luís.

Nesta etapa da obra de adequação da casa em que funcionará a instituição, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em conjunto ao Instituto Pobres Servos da Divina Providência, parceiro da Prefeitura que vai gerir a casa, estão realizando os acabamentos necessários para inauguração, prevista para setembro, além de buscarem autorizações junto aos órgãos sanitários para que a unidade possa funcionar em conformidade aos padrões necessários, inclusive aos que estão sendo preconizados por organizações internacionais, nacionais e estaduais, em razão da pandemia.

Quando inaugurado, o espaço oferecerá serviços como dormitórios separados; salas para atividades coletivas e de vivência, entre outros, para um total de 20 idosos (10 homens e 10 mulheres). Os acolhidos terão à disposição uma equipe multiprofissional, que será composta por assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem; cuidadores sociais, entre outros. Vale lembrar que a Semcas já realizou concurso - o segundo de sua história - para recrutar profissionais capacitados que prestarão serviços na ILPI.

"Antes mesmo de iniciar a implantação dessa ILPI, já realizávamos atendimentos a pessoas idosas dentro dos nossos abrigos. Portanto, a instituição vem qualificar essa iniciativa, trazer um serviço específico, em lugar próprio, com toda adaptação e cuidado pensado para a população idosa. Teremos um espaço totalmente adequado, obedecendo as normas de acessibilidade e segurança, com todo conforto para atender com muito carinho aqueles idosos que sofrem pelas mais diversas causas", destacou a titular da Semcas, Andréia Lauande.

 

Fonte Agência de notícias da Prefeitura de São Luís.

Fotos de Evandro Filho