Notícias

BLOCO CARNAVALESCO JEGUE FOLIA FAZ DOAÇÃO AS CASAS LARES

O Lar Calábria hoje recebeu a visita do presidente do Bloco Carnavalesco Jegue Folia, Sr. Raimundo Campos e do vice-presidente, Sr. Ronaldo Campos. Durante a visita o Lar foi beneficiado com a doação 134 pacotes de leite em pó para serem distribuídos para as Casas Lares. Os benfeitores também se colocaram à disposição para acompanhar nossa instituição através de doações constante. Agradecemos nossos novos parceiros pela iniciativa  e por nos acompanhar nessa caminhada.

II MÊS CALABRIANO ACONTECE DE 02 À 29 DE JANEIRO

Desde o dia 02 de janeiro Pobres Servos e Pobres Servas encontram-se reunidos no Seminário Apostólico da Congregação, em Farroupilha/RS, para o II Mês Calabriano: Um Kairós em meu caminho.

Este é o segundo ano que o evento acontece e reúne religiosos(as) de diferentes lugares no mundo.

O Mês Calabriano nasce como estratégia de formação permanente, indicada pelo XI Capítulo Geral, para ajudar os religiosos e religiosas da Obra a continuar e revitalizar o caminho de formação pessoal, aprofundamento do Carisma e da espiritualidade calabriana. Um Carisma e uma espiritualidade que precisam encarnar-se sempre mais em um estilo de vida evangélico simples e transparente, que seja epifania alegre da paternidade de Deus, da nossa filiação divina e da nossa fraternidade.

Pretende ser uma forte de experiência pessoal de revitalização da vida e da missão e visa levar os/as participantes a uma vivência comunitária compartilhada e comprometida. Por isso, são três as dimensões que propomos como forma de organizar e dinamizar o percurso: vida pessoal - elementos para a releitura da própria vida; vida espiritual - espiritualidade e carisma; e vida comunitária - estilo de vida e missão calabriana.

Participam do encontro:

Delegação Rainha da Paz - Ir. Conceição Mahila Muinga, Ir. Graciela Noemi Buyatti, Ir. Ivete Inez Formulo, Ir. Juliana Vidal da Silva, Ir. Norma Elizabeth Miranda Vásquez e Ir. Regina Cigognini.

Delegação N. Sra Aparecida - Ir. Ednaldo de Jesus Santos, Ir. Jacob Antonio Tonon, Ir. Roque Kasmirski e Pe. Lino Manuel Kalussendo Aguiar.

Delegação Maria Imaculada - Ir. Estanislau Bogarin Fretes, Ir. Gerardo Antonio Amado del Pino, Pe. José Antônio Silva, Pe. Marcial Grageda, Pe. Ricardo Riveros Caballero e Pe. Zenildo dos Santos Souza.

Delegação São João Calábria - Ir. José Brunelli e Pe. Tiziano Tosi.

O II Mês Calabriano está sendo acompanhado por Ir. Justina Inês Danieli, Pe. Fernando Speranza, Pe. Gilberto Bertolini, Pe. Gustavo Bonassi, Pe. Luciano Squizzato e Pe. Paulo Salvi.

O II Mês Calabriano encerra no dia 29 de janeiro de 2019.

CONFRATERNIZAÇÃO CUIDADORES RESIDENTES

Aconteceu no dia 18 de dezembro no espaço do CESJO a confraternização dos Cuidadores Residentes das Casas Lares. O momento foi regado por muita descontração, conversas, sorrisos e interação entre os colegas de trabalho. Proporcionar esses momentos a equipe é reconhecer os esforços empregados ao longo do ano para o crescimento da Instituição e valorização da pessoa humana.

O Lar Calábria agradece a dedicação dos colaboradores e deseja feliz natal.

"Felizes daqueles que a providência encontrar dignos de se tornar

ministros do bem para esta Obra do Senhor!"

São João Calábria.

CAFÉ DA TARDE COM PARCEIROS

Centro Educacional e Social São José Operário e Lar Calábria realizou o 3º CAFÉ DA TARDE DOS PARCEIROS no dia 13 de dezembro no Auditório Ir. Rino Corradini. O evento teve como objetivo reunir todos os benfeitores, parceiros e colaboradores e voluntários que longo desses anos tem dedicado um pouco sou tempo para partilhar suas histórias e experiências de vidas, alegrias, carinho com nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Acreditamos que a doação é um ato voluntário movido por belos sentimentos de solidariedade social. Como ato emocional, que é a doação, gera satisfação pessoal, sensação de contribuir com harmonia da vida de outros que nem se conhecem, mas que também são filhos de Deus.

Durante o Café os convidados foram agraciados com uma bela apresentação do Boi do Centro Dia Adulto, apresentação do coral "Envolvidos em uma canção" protagonizado pelas crianças e familiares do Centro Dia Infantil e finalizamos com apresentação do teatro de fantoches das crianças e adolescentes das Casas Lares com tema "História do Natal".  Ao final do evento todos os presentes foram convidados a desfrutar um delicioso café.

"Felizes daqueles que a Providência

encontrar dignos de se tornar ministros

do bem para esta Obra do Senhor!"

São João Calábria

CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO LAR CALÁBRIA PARTICIPAM DO AME NO NATAL

O Grupo de Apoio à Adoção - AME, instituição que trabalha pela promoção do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes e pelo fortalecimento da cultura da adoção no Maranhão, realizou no dia 08/12 o 3º Encontro AME NO NATAL no Shopping Rio Anil onde estiveram presentes todas as crianças e adolescentes do Lar Calábria, assim como outras instituições também de acolhimento.  A ação natalina foi seguida de uma programação que iniciou as 10hs da manhã com a sessão de filme no CineSystem, após o filme as crianças e adolescentes deslocaram-se para praça de alimentação para desfrutar de um delicioso lanche coletivo e fazer a entrega das cartilhas de natal aos padrinhos e colaboradores do evento.  O passeio finalizou no Space Play com muita diversão e alegria.  O Lar Calábria agradece a AME pela parceria no fortalecimento da cultura da adoção e prevenção do abandono de crianças e adolescentes.

PASSEIO NO CINEMA - CASAS LARES

As crianças e adolescentes das Casas Lares estiveram hoje no shopping São Luís para uma sessão de cinema e assistiram ao filme "O GRINCH" ser verde que não suporta o Natal e, todo ano, precisa aturar que os habitantes da cidade vizinha de Quemlândia comemorem a data. Foi um momento recheado de alegria, ansiedade e muitas surpresas. Para algumas crianças e adolescentes essa vivência está acontecendo pela primeira vez em suas vidas, pois o desejo de viajar pelo mundo da fantasia e das histórias é fascinante. O cinema nos dá a possibilidade de sairmos do cotidiano para entrar em um mundo diferente. O Lar Calábria agrade a direção do shopping pela nobre inciativa e parceria na realização do evento.

A EMPRESA DIVERNO GELATO REALIZA MAIS UM MOMENTO DE DOAÇÃO AO LAR CALÁBRIA

Em virtude da ação social realizada no dia da criança, a Empresa Diverno Gelato, parceira do Lar Calábria, adquiriu com a venda de Gelatos junto aos seus clientes, uma excelente quantia em valores que foi revestida em compras de itens de higiene pessoal, medicamentos e alimentação para as Casas Lares. Agradecemos especialmente aos doadores Rodrigo e Dani pela nobre iniciativa e pelo carinho direcionado a nossa instituição. Seguindo os preceitos de São João Calábria "Somos todos filhos do mesmo Pai que está nos céus, somos todos irmãos em Cristo que reuni, somos todos uma única família, a família de Deus".

A OBRA COMPLETOU 111 ANOS

Ontem, 26 de novembro, a Congregação Pobres Servos da Divina Providência comemorou 111 anos da Obra no mundo!

"No coração do Pe. João, o sinal do ciganinho acendeu uma chama de amor pelos meninos abandonados por todos: foi em busca deles. Encontrou alguns, hospedou-os, fez com que fossem cuidados pela mãe, enquanto não encontrava um Instituto que os acolhesse gratuitamente. Aconselhou-se com o Cardeal Bacilieri, sobre a possibilidade de ancontrar uma casa de acolhiumento, porque os Institutos da cidade estavam saturados e fechavam as portas. O Cardeal aprovou o projeto e o abençou. Com a cooperação de amigos Pe. Diodato Desenzani, Pe. Emilio Fabbro, do Conde Francesco Perez, obteve gratuitamente em locação uma casa com pátio, em Vicolo Case Rotte n. 6; para lá levou sete meninos e os confiou ao Pe. Diodato, que estava livre de compromissos (26 de novembro de 1907). Surgiu a Casa Buoni Fanciuli. as ajudas financeiras não faltavam; os pedidos de acolhimento eram numerosos." (Graziano Pensenti)

View the embedded image gallery online at:
http://larcalabria.org.br/noticias#sigProIdcadd075cb6
Primeira Casa de Acolhimento, em Verona/Itália.

"Não devemos nunca esquecer que a Obra nasceu, viveu e continua vivendo com esta finalidade e missão: o menor pobre e abandonado, que precisa de quem, em nome de Deus, seja para ele pai e mãe, irmão, mestre e tudo."

(São João Calábria)

 

DIA DAS CRIANÇAS - CREA JR

Em alusão ao dia das crianças o movimento CREA Júnior realizou no sábado dia 21 uma belíssima ação educativa com todas as crianças e adolescentes do Lar Calábria. O projeto CREA Júnior tem iniciativas voltadas para área social que visam sensibilizar os estudantes de Engenharia através do projeto social: ME CONTA UMA HISTÓRIA. Esse projeto tem como finalidade a doação de livros infantis, Contação de histórias, brincadeiras, jogos musicais, peças teatrais e o momento do lanche saudável.

Durante as atividades as crianças e adolescentes partilharam de momento de leitura e Contação de história acompanhados pelos estudantes, pais sociais e a psicóloga das Casas Lares. De acordo com a coordenadora do Projeto Nicole "O intuito desse projeto é incentivar a leitura e fortalecer os laços entre crianças, adolescentes, jovens e adultos".

DIA DAS CRIANÇAS - PROJETO SEJA HENRIQUES

AS CRIANÇAS  E ADOLESCENTES DO LAR CALÁBRIA COMEMORAM DIA DAS CRIANÇAS COM O PROJETO SEJA HENRIQUES

O Projeto Seja Henriques ao longo desse ano tem sido um forte parceiro junto ao Lar Calábria, pois tem realizado algumas atividades e ações sociais com as crianças e adolescentes das Casas Lares com objetivo de proporcionar momentos de descontração, interação e envolvimento de pessoas que desejam também ajudar no crescimento das pérolas Calabrianas.

No último domingo dia 14, em alusão ao dia das crianças voluntários do Projeto Seja Henriques, juntamente com os coordenadores do projeto Sr. Jorge Henrique Seixas e Sra. Socorro Seixas estiveram no CESJO realizado diversas atividades com as crianças e adolescentes das Casas Lares. A programação foi extensa durante o dia todo, brincadeiras, jogo de futebol, pula-pula, show de mimicas e muita música.

O momento culminou com a entrega de presentes as crianças e adolescentes, doações de roupas e sapatos ao Lar Calábria, doações de utensílios domésticos para o jovem Arimateia que estará se desligado da Casa por conta da sua maioridade e por fim o bolo para celebrar e homenagear todas as crianças e adolescentes pelo seu dia.

DIA DAS CRIANÇAS - DIVERNO GELATO

A empresa DIVERNO GELATO no dia 12 de outubro realizou HAPPY DAY em alusão ao dia das crianças e toda a renda da venda do sorvete cascão foi destinada ao Lar Calábria.  O dia contou com vasta programação toda especial voltada aos clientes mirins e para as crianças e adolescentes das Casas Lares.

Durante todo o dia a criançada dançou e se divertiu com a Banda Curumim Peralta, além de brincarem muito nos brinquedos infláveis distribuídos por toda área externa da loja no Renascença. O Lar Calábria em nomes de todas as crianças e adolescentes das Casas Lares agradece a providência do Rodrigo e Daniele por se colocarem sempre a disposição em contribuir com a nossa instituição

"O Bem é a única moeda que circula no Reino de Deus."

São João Calábria

AÇÃO DIA DAS CRIANÇAS - AME

O Lar Calábria em parceria com Voluntários da AME, grupo de apoio a adoção, realizou no sábado dia 06 de outubro uma tarde lúdica para as crianças e adolescentes das Casas Lares. Na ocasião as crianças participaram brincadeiras, jogos e foram agraciadas com presentes em homenagem ao dia das crianças.  O Lar agradece e parabeniza o grupo pela nobre iniciativa e providência.

CELEBRAÇÃO DIÁCONO ROMEU RODRIGUES

Celebrar e levar a Palavra de Deus é uma missão. Assim, dia 05/10 o Instituto celebrou com a alegria a missão abraçada por nosso colaborador Romeu que foi ordenado diácono permanente. Este momento foi partilhado em uma celebração onde estiveram presente colaboradores e acolhidos.  

DIA 08 DE OUTUBRO - DIA DE SÃO JOÃO CALÁBRIA

João Calábria nasceu em Verona, às onze e meia da manhã do dia 08 de outubro de 1873, no sótão de um pequeno prédio do beco Disciplina, nº 08.

O Pe. João não nasceu forçudo, ou herói, ou gênio, ou santo, não teve dons de natureza excepcional, mas sim um bom quociente de inteligência, de vontade e muita bondade de alma. Na família, teve uma educação religiosa simples, mas intensa; na creche e na paróquia, uma formação exemplar e constante, que potencializaram sua psique delicada e benevolente. Correspondeu livremente aos dons da família e da Igreja, aceitou humildemente a ajuda dos outros que o apoiavam no árduo e alegre seguimento de Jesus; quis decididamente ser um Evangelho Vivo e que seus filhos e filhas também se tornassem assim. Bispos, sacerdotes, religiosos - suplicava o Pe. João - sejam Evangelhos Vivos, porque somente assim:

  • os cristãos serão ajudados a se tornar santos e a formar verdadeiramente o Povo de Deus;
  • a Igreja, "a nossa, a minha Igreja" será conhecida, escutada, amada;
  • satanás que, nesta hora, treme contra a Igreja, contra a Obra dos Pobres Servos, será derrotado;
  • a Igreja será glorificada no Santo Padre, vigário de Cristo;
  • os irmãos separados (ortodoxos - sim, protestantes) serão facilitados a retornar à unidade com a Igreja de Roma.
  •  

Ele, Evangelho Vivo, celebrou a última Missa (21 de novembro de 1954) "pela minha alma, pela Obra, pela Igreja"; ofereceu em seu leito de morte "a sua carcaça inútil... em troca da vida tão preciosa do Santo Padre Pio XII" (gravemente doente).  O papa melhorou rapidamente, e o Pe. João se agravou: aos males cardíacos e pulmonares, acrescentou-se uma hemiplegia cerebral (3 de dezembro). À uma hora do sábado (4 de dezembro), o coração generoso do Pe. João Calábria deixou de bater aos 81 anos de idade.

A imprensa local comunicou a notícia de que um santo morreu: descreveu o triunfal funeral de um santo, presidido pelo bispo Girolamo Cardinale, com a participação do rabino Weiss Levi.

Foi proclamado bem-aventurado pelo Papa João Paulo II em 17 de abril de 1988 em Verona.

Foi declarado santo pelo mesmo papa em 18 de abril de 1999 em Roma.

Na Diocese de Verona, a memória litúrgica ocorre no dia 8 de outubro.

A congregação dos Pobres Servos da Divina Providência é composta por 283 religiosos, dos quais 157 são sacerdotes. Eles gerenciam 74 casas distribuídas em 12 nações de quatro continentes.

Também faz parte da Obra Pe. Calábria uma congregação feminina, as Pobres Servas da Divina Providência, composta por cerca de 100 irmãs.

Um terceiro ramo da árvore calabriana é composto, enfim, pela Pia União das Missionárias dos Pobres.

As atividades realizadas nas casas da Obra são:

  • acolhida de menores;
  • escola de formação profissional;
  • atividades com os deficientes;
  • atividades de saúde;
  • atividades paroquiais;
  • atividades vocacionais "abertas à Igreja";
  • atividades ecumênicas.

 

Referências:

GADILI, Mário. São João Calábria: Biografia Oficial. São Paulo: Paulinas, 2001.

PESENTI, Graziano. San Giovanni Calábria Vangelo vivente. Verona: Velar, 2012. (Tradução Moisés Sbardelotto)

CASA LAR "SAGRADA FAMÍLIA" RECEBE DOAÇÃO

A Casa Sagrada Família recebeu doação da Procuradora Marilha Lago que esteve na casa acompanhada das suas filhas. Durante a visita as crianças conversaram e brincaram bastante.

"A caridade não empobrece, mas enriquece. E quem pratica a caridade, já tem a entrada para o céu assinada. "

(Lv: Retornemos ao Evangelho)

COSME E DAMIÃO - CASAS LARES

Em virtude das comemorações do dia de São Cosmo e Damião, o casal Dalila e Junior juntamente com seus familiares, por três anos veem dedicando um pouco do seu tempo nessa data para celebrar com nossas crianças e adolescentes acolhidos nas Casas Lares.

O casal visitou as Casas Lares Sementes do Reino e Pérolas Calabrianas levando uma mensagem de carinho e gratidão, acompanhada de um almoço compartilhado, brinquedos, kit escolar e sacolinhas de bombons.

O Lar Calábria agradece à família por ser evangelho vivo na vida das crianças e adolescentes.

PROJETO SEJAM HENRIQUES REALIZA DOAÇÃO

As boas ações sempre são bem-vindas para aqueles que precisam. Nesse sentido, o projeto Sejam Henriques realizou mais uma ação em prol das Casas Lares. A Sra Socorro realizou aniversário e solicitou dos convidados como presente roupas de cama e banho para doar para as crianças e adolescente do acolhimento. Após receber o material, a mesma bordou todo o material e realizou a entrega. Nossos profundos agradecimentos ao projeto por mais uma contribuição.

 

LAR CALÁBRIA PARTICIPA DO XV ENCONTRO DE GESTORES

Aconteceu no dia 03 de setembro o XV Encontro de Gestores Calabrianos com o tema "Gestão Corporativa na ótica calabriana". O encontro reuniu gestores, colaboradores, leigos, religiosos e parceiros do Instituo Pobres Servos da Divina Providência.

Durante o evento os convidados abordaram a Gestão Corporativa a partir da ótica calabriana com enfoque no Relacionamento e decisões colegiadas, sentido de pertença à obra e profecia da família calabriana, além das atividades desenvolvidas pelos Pobres Servos no Brasil. Na oportunidade o Lar Calábria apresentou seus trabalhos desenvolvido na comunidade através das Casas Lares. Atualmente são 07 casas lares sendo 06 localizadas no Município de são Luís e 01 no Município de Paço do Lumiar, tendo como público alvo crianças e adolescentes na faixa etária de 03 a 18 anos incompletos, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, 1ª Vara da Infância e Ju8ventude, Ministério público e SEMCAS. Cada casa comporta o total de 10 crianças/adolescentes.

Ao termino do encontro foram feitos encaminhamentos para o Encontro Nacional de Gestores Calabrianos que acontecerá em outubro de 2019 em Farropilha/Rio Grande do Sul.

DOAÇÕES - SEJA HENRIQUE

É com grande alegria que nós do Lar Calábria agradecemos a generosa doação da família Henrique e seus amigos. Várias doações de toalhas e lençóis foram feitas através do aniversário solidário da nossa amiga e parceira Socorro Santos Seixas que é uma das idealizadoras do Projeto Seja Henrique, na oportunidade de tal comemoração a Senhora Socorro pediu para seus convidados doação de toalhas, lençóis e cochas de cama.

"Agradecemos a presença de todos e as doações recebidas para as CASAS Lar Calábria. Pessoas que acreditam e confiam no projeto SEJA HENRIQUE, nosso muito obrigado! A doação é uma forma de colocar a fé em prática. Quem doa seu dinheiro, seus bens ou seu tempo ajuda outras pessoas e mostra o amor de Deus... A doação é uma forma de servir a Deus e as pessoas a nossa volta. Se alguém ver uma pessoa necessitada e não senti compaixão nem vontade de ajudar, não ama a verdade. Não devemos amar as riquezas acima de outras pessoas. Quem ajuda em doação investe no amor. Há de quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas...."

Socorro Santos Seixas

57 ANOS DA OBRA CALABRIANA NO BRASIL

Estamos comemorando 57 anos da chegada dos Pobres Servos no Brasil -  30 de agosto de 1961.


Damos graças a Deus Pai que cuida de nós, em poder atuar nessa terra, fazendo-nos instrumentos vivos dele através da Obra Calabriana. Somos gratos ao fundador da Congregação, São João Calábria, e ao Pe. Miguel Tofful, que hoje dá continuidade a sua missão. Queremos agradecer também a todos os religiosos da Congregação, as irmãs Pobres Servas, aos benfeitores, leigos calabrianos, colaboradores e atendidos, "pérolas da Obra", como nosso fundador costuma dizer.

Nesse dia em especial, pedimos também as orações e preces para que possamos continuar expandindo o trabalho de evangelização e de assistência aos mais pobres e necessitados. 

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS POBRES SERVOS NO BRASIL

 

A partir das missões da Congregação na América Latina (Salto, no Uruguai) e crendo também na Divina Providência, a obra chegou até aqui, com o olhar sensível de Pe. Gino Gatto, que lá coordenava uma expedição da Congregação.

 

 

 'Em 1961, Pe. Gino Gatto foi chamado à Itália para participar do II Capítulo Geral dos Pobres Servos. Naquela ocasião, apresentou o trabalho que os missionários desenvolviam na campanha do Salto e falou da necessidade de abrir uma casa no Brasil, onde existiam comunidades de imigrantes provenientes da região italiana do Vêneto. Fez um detalhado relatório dos seus contatos com o Arcebispo de Porto Alegre e da sua acolhida favorável em relação a uma presença dos Pobres Servos naquela Arquidiocese. Os capitulares acolheram com alegria a notícia e aprovaram por unanimidade a abertura desta nova missão. '  - Trecho do livro Pobres Servos da Divina Providência  50 anos de Brasil.

Foi no dia 30 de agosto de 1961, de manhã bem cedo, após celebrar a santa missa, que um pequeno grupo de religiosos (Pe. Gino Gatto, Pe. Antônio Leso e Ir. Aldo farina) partia da província de Salto, de ônibus,  para Porto Alegre. Chegando na rodoviária da Capital gaúcha as irmãs Paulinas estavam gentilmente os esperando, oferecendo estadia.

Depois de alguns dias, falando apenas algumas palavras em português, os três missionários entraram em contato com os moradores das favelas do Cristal, São Gabriel, Santa Luzia, entre outros lugares de extrema vulnerabilidade social de Porto Alegre. E a partir daí, com o apoio do Arcebispo, Dom Vicente Scherer e de Pe. Luis Pedrollo, na época Superior-geral dos Pobres Servos, que a comunidade se transferiu para a Estrada Aracaju, em uma modesta casa em estilo colonial, iniciando os trabalhos nas favelas da Zona Sul de Porto Alegre.

Que o Espírito Santo continue a animar-nos para que respondamos fielmente ao vosso chamado. São João Calábria Rogai por nós!

View the embedded image gallery online at:
http://larcalabria.org.br/noticias#sigProId91d59f88cb

 

INTEGRACESJO ARRECADA MATERIAL DE LIMPEZA PARA AS CASAS LARES

Essa semana as Casas Lares receberam mais um sinal da Providência, dessa vez as bênçãos vieram dos alunos do Centro de Ensino São José Operário - CESJO.

Como parte da programação do INTEGRACESJO, os alunos tiveram que arrecadar o maior número possível de materiais de limpeza.

O INTEGRACESJO é um projeto desenvolvido pela Direção da Escola na pessoa do Professor Jorge Luís, sua equipe pedagógica e todo o corpo docente, com a finalidade de interação e descontração de todas as turmas do Centro.

PROGRAMA OPORTUNIZAR ENCERRA O PROJETO ARTE COM CORAÇÃO - TEATRO E DANÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS.

Aconteceu no último final de semana - sábado dia 11 - o encerramento das atividades de teatro e dança do Projeto Arte com Coração que faz parte do Programa Oportunizar em parceria com o Grupo Mateus. Durante quatro meses a equipe de voluntários do Grupo Mateus acolheram e desenvolveram ações com foco no fortalecimento de habilidades socioeducativas e equilíbrio emocional e expressão corporal das crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.

As atividades do projeto aconteceram aos sábados, com a coordenação da Pedagoga Nayara  e voluntários, ambos funcionários do Mateus com apoio da equipe técnica do Lar Calábria. Foram comtempladas 43 crianças e adolescentes entre 03 a 17 anos nessa primeira etapa do Programa Oportunizar.

ADOLESCENTES DO LAR CALÁBRIA VISITAM PARQUE BOTÊNICO DA VALE

O lazer e a recreação são de fundamental importância na qualidade de vida do ser humano, e estão diretamente ligados à saúde, à educação e à qualidade de vida. Proporcionar esses momentos aos nossos adolescentes acolhidos nas Casas Lares é de fundamental importância, tendo em vista que a educação ambiental desperta nos mesmos a importância da valorização e manutenção dos espaços e proporciona mais qualidade de vida. Durante o passeio no Parque Botânico os adolescentes exploram o universo de preservação ambiental passeando pelas trilhas ecológicas que existem no parque.

NOTA OFICIAL | A CONGREGAÇÃO POBRES SERVOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA NÃO APOIA A LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

Nos dias 3 e 6 de agosto, a legalização do aborto voltou à pauta nacional em uma audiência pública do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai tratar sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, discutida na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442.

A ação sustenta que dois dispositivos do Código Penal que instituem a criminalização da interrupção voluntária da gravidez afrontam a dignidade da pessoa humana, a cidadania, a não discriminação, a inviolabilidade da vida, a liberdade, a igualdade, a proibição de tortura ou o tratamento desumano e degradante, a saúde e o planejamento familiar das mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos.

No entanto, a CNBB reafirma a posição firme e clara da Igreja "em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural" e, desse modo lembram condenam "todas e quaisquer iniciativas que pretendam legalizar o aborto no Brasil".

Nesse sentido e em sintonia com os valores e filosofia da Igreja Católica no mundo, a Congregação Pobres Servos da Divina Providência não apoia a descriminalização do aborto no Brasil.

 

A nota oficial divulgada hoje pela Congregação Pobres Servos da Divina Providência sobre o respectivo tema, pode ser conferida na íntegra acessando 

http://cloud.pobresservos.org.br/index.php/s/f7bKDZbgSxVyzX0

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2018 - LAR CALÁBRIA

Essa semana estiveram reunidas a Coordenação Administrativa e a Equipe Técnica do Lar Calábria, para discutir o Projeto Político Pedagógico 2018.

O objetivo é apresentar a proposta de funcionamento das unidades de acolhimento, na modalidade Casa Lar, do Lar Calábria, trazendo informações relativas à articulação entre crianças e adolescentes acolhidos, família, comunidade e a rede de serviços socioassistenciais relacionados à proteção integral dos usuários do serviço de acolhimento.

A política de atendimento à criança e ao adolescente com seus direitos violados vem sofrendo diversas transformações. Inicialmente aos casos que eram alvo de atendimentos assistencialistas, sem prioridades, passaram a ser casos prioritários: e a criança e o adolescente tornaram-se sujeitos de direitos.

Sendo assim, a Casa Lar é uma modalidade de acolhimento institucional para crianças e adolescentes que presta atendimento integral, em pequenos grupos, favorecendo ao máximo um ambiente estável próximo a uma rotina familiar, cumprindo os princípios do ECA ? Estatuto da Criança e do Adolescente e do SUAS ? Sistema Único de Assistência Social. Visa conquista da dignidade, da cidadania e a realização humana de todos os acolhidos, oferecendo acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de acolhimento (ECA, Art. 101), em função do abandono, ou para aqueles cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidados e proteção.

SUPERIOR GERAL DOS POBRES SERVOS, PE. MIGUEL TOFFUL, CHEGA AO BRASIL.

Padre Miguel Tofful - Superior Geral da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência - chegou dia 03 ao Brasil, na cidade de Campo Grande/MS. 
 
Ele vem de Verona/Itália para visitar os regionais MS e N/NE do Brasil, acompanhado de Pe. Abraham Odalany (Conselheiro Geral).
Nos próximos dias ele estará no COV Rainha dos Apóstolos, onde participará de um Encontro com os noviços, e após, visita as paróquias de Campo Grande, Batayporã e Taquarussu. 
 
Em 2016, Pe. Miguel visitou o Regional Sul do país, visitando as diversas atividades sociais e paroquiais da Delegação Nossa Senhora Aparecida. É uma grande alegria recebê-lo novamente, sobretudo nesse mês que é tão especial para as vocações."Uma vida comunitária é a que sabe organizar o serviço eficaz para com os pobres sem descuidar o que fortalece o crescimento da relação pessoal com Deus e as relações dos irmãos entre si..." essas são de Pe. Miguel, em sua última carta A Alegria da Profecia, sempre nos inspirando a permanecer no caminho construído e pelo fundador da Obra São João Calábria.
 
Confira os locais por onde o Casante irá passar:
03/ 08 - Chegada em Campo Grande e encontro com os noviços no COV.
04/08 - Paróquia de Campo Grande/MS
06/08 - COV de Campo Grande/MS
07/08 - Batayporã e Taquarussu/MS
10/08 - Nova Andradina/MS
12/08 - Ponta Porã/MS
14/08 - Campo Grande/MS
15/08 - Teixeira de Freitas/BA
18/08 - Feira de Santana/BA
22/08 - Limoeiro/PE
25/08 - Guarabira/PB
28/08 - São Luís/MA
30/08 - Marituba/PA
04/09 - Macapá/AP
06/09 - Jacundá/PA
10/09 - Quixadá/CE
12/09 - Retorno para a Itália

LAR CALÁBRIA RECEBE AÇÃO DA GELATO DIVERNO

O Lar Calábria foi agraciado com uma nobre ação social organizada pelos proprietários da Diverno Gelato, localizado nos bairros Renascença e Cohajap.

Rodrigo e Dani proporcionaram as crianças das Casas Lares uma tarde de diversão, onde nossas crianças saborearam um gostoso Gelato! E em contrapartida seus clientes doaram produtos de limpeza e higiene pessoal para o Lar Calábria, além de degustarem um saboroso Gelato.

Parabéns pela grandiosa iniciativa e Providência.

Nossos sinceros agradecimentos a Rodrigo e Dani e todos os clientes e Funcionários da Diverno Gelato.

View the embedded image gallery online at:
http://larcalabria.org.br/noticias#sigProId23bc471dc0

Lar Calábria recebe doação - Seja Henriques

O Lar Calábria recebe doação de materiais escolares

Através do Projeto Seja Henrique idealizado pelo jovem Jorge Henrique Santos Seixas e amigos, direciona seus trabalhos para arrecadação de donativos para o Lar Calábria.

Acompanhe Materia no Blog!