ESPIRITUALIDADE CALABRIANA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Diante do complexo quadro gerado pela pandemia do coronavírus, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB manifesta sua palavra de esperança e de solidariedade.

As indicações práticas estão sendo emitidas em cada diocese, considerando e respeitando a realidade. Recomendamos atenção e consideração irrestrita dos especialistas de saúde e autoridades competentes. As indicações sobre o modo como celebrar a fé cabem aos bispos em cada diocese. Todas as normas visam à proteção das pessoas, buscando evitar a contaminação e preservar a vida.

Podemos carregar em nós algumas certezas: aprendemos algo com a pandemia, vamos atravessar esta tempestade e organizemos e vigiemos porque outros momentos como este poderão vir à tona, mas não nos pegará de surpresa. Por fim, precisamos tomar consciência que estamos numa travessia, mas sendo feita com esperança ela se torna desdobramento da vida na existência histórica. A vida não é uma roda-gigante do eterno retorno. É travessia; é intervenção pessoal e responsabilidade em rede; é estado de espírito em ação, é um caminhar para frente.

"Deus nos criou por um gesto de infinito amor e nos colocou nesta terra, que, apesar de ser um lugar de provação e de exílio, é rica de muitos dons, de muitas coisas lindas e agradáveis, que devem servir-nos de degraus por onde subirmos até Deus"

                              São João Calábria, rogai por nós!

Texto de autoria de Irmão Luís Barros.